Condicionador de Ar Inverter: o que é e como funciona?

13/03/2017

Afinal, o que é a tecnologia inverter?

 

- Uma tecnologia promissora para um novo padrão mundial mais eficiente e sustentável.

 

O uso da tecnologia Inverter em condicionadores de ar começou há 

alguns anos quando pesquisadores da área consideraram os benefícios que ela poderia trazer ao equipamento e, consequentemente, ao consumidor. Entre as vantagens deste modelo está a economia de energia elétrica de cerca de 40% em relação ao equipamento convencional (não Inverter).

Mas antes de entender a diferença do ar-condicionado Inverter é preciso que você entenda como funciona um ar-condicionado comum.

O princípio de todo aparelho é a troca de temperatura do ambiente através da passagem do ar pela serpentina da evaporadora – a parte interna do equipamento, depois o ar refrigerado é devolvido ao ambiente. Nesse meio tempo ocorrem picos de energia.

 

Funciona assim:

1 – O ventilador presente dentro da evaporadora suga o ar do ambiente fazendo-o passar por um conjunto de serpentinas.

2 – Nessas serpentinas se encontra o fluido refrigerante, popularmente conhecido como gás, que refrigera ou esquenta o ar de acordo com a temperatura que foi escolhida pelo consumidor. O responsável pela circulação do gás dentro do aparelho é o compressor.

3 – Depois que o ar entra pela evaporadora e passa pelas serpentinas, ele é “devolvido” para o ambiente. O ciclo se repete inúmeras vezes para que se atinja a temperatura escolhida.

Exemplo: se você optou por 20º C, o ar que entra será resfriado aos poucos até atingir essa temperatura.
 

4 – Quem mede a temperatura do ar que volta para o ar-condicionado é o termostato. Quando ele percebe que o ar do ambiente já atingiu a temperatura desejada pelo consumidor ele desliga o compressor, mantendo apenas a ventilação do ar-condicionado.

5 – Com o tempo a temperatura do ambiente começa a variar novamente. Com isso o compressor é acionado novamente para fazer circular o gás que vai esfriar ou esquentar o ar.

 

Esse ciclo de “liga e desliga” do compressor se repete várias vezes gerando picos de tensão. É isso que causa o excesso de consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado.

 

Mas então, qual é a diferença do Inverter?

 

A grande diferença é que os aparelhos de ar condicionado split Inverter mantêm a temperatura constante, com pouca oscilação de energia.

Para você entender: o compressor Inverter opera com velocidade de rotação variável, sem desligar o tempo todo. Em vez de dar picos de energia para ligar e desligar, ele se mantém estável. Isso faz com que a temperatura não oscile no ambiente e não haja a necessidade de gastar mais energia ligando e desligando o compressor. É esta a grande diferença que faz do modelo Inverter um aliado da economia.

Outra característica é o gás refrigerante usado nesses tipos de aparelho: o R410A. Ele é chamado de “gás ecológico” porque não atinge a camada de ozônio.

 

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o condicionador de ar Inverter?  Deixe um comentário abaixo!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Projeto de lei que prevê aproveitamento da água do ar-condicionado é aprovado pelo Meio Ambiente

10.01.2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square